26/06/2009

João-bobo

Paft! para direita e lá vai o joão-bobo para direita; BUM! para frente e lá vai o joão-bobo para frente. Acho que é por isso que todo mundo chama o coitado de joão-bobo: porque ele sempre obedece. Mas talvez não; talvez ele seja joão-bobo porque ele sempre volta para o lugar onde se ferrou - e possivelmente vai se ferrar de novo. Neste caso, ele é bobo tanto porque vai submissamente para onde o soco manda, quanto porque volta idiotamente para o mesmo lugar onde fora socado e voltará a ser socado.

Mas hoje me ocorreu que joão-bobo de bobo não tem nada.
João é um rebelde, é da resistência. Não fica parado depois de apanhar, não é desses que toma um baque e fica caído, jogado para onde fora mandado, ou que, por sofrer, muda o caráter e aprende como desgraçar alguém com técnica, classe e uma forte dose de falsidade.
O joão bobo volta com o mesmo caráter. Ele volta com a mesma força com que apanhou e para o mesmo lugar, desafiando. João resiste.
Ele insinua: "Vai, bate. Bate com toda a tua força". E você bate: mostra o pior de si para joão.
Pois que joão volta rápido, firme, rindo, mostrando que não doeu e que toda a tua ira e todo teu mau caráter não mudam nada. Você fica constrangido por tamanha frieza, de bater num bicho quieto.
E João continua sorrindo.
Apesar de você. Apesar de tudo.
Isto é equilíbrio. Alinhar à direita

3 comentários:

  1. Profundamente genial.
    É bom saber que ainda há bobos. Esses mártires que vão morrer voltando do lado esquerdo, voltando da frente, para o lugar inicial, para a origem, do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Shotokan

    Leia a parte "Etimology". É a metáfora do pinheiro japonês que parece com isso que vc escreveu.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, desse jeito vou ter q ler todos os seus textos

    ResponderExcluir